terça-feira, 29 de maio de 2012

Santa Maria Novella

Olá, queridos !

    Descobri, em Madri, a filial da farmácia mais antiga do mundo: a italiana santa Maria Novella. A matriz está em Florença, mas em Madri também é possível comprar perfumes, sabonetes e cremes feitos de maneira artesanal e com produtos naturais. Além disso, a farmácia guarda seu charme dos tempos de outrora. Se os preços náo sáo convidativos, ao menos vale a visita a um ponto histórico.

domingo, 27 de maio de 2012

Pinguim

Olá, queridos !!

           Os pinguins invadiram Madri. Assim como existe a "Cow Parede" está acontecendo pela cidade uma "exposição" de pinguins devidamente repaginados por artistas. No final, acontecerá o leiláo em prol de entidades que ajudam pessoas com deficiência. O bichinho aí da foto está no parque do Retiro, na porta de Alcalá, e o trabalho é de Ángel Schlesser. Quem quiser saber mais sobre o projeto basta consultar a página: http://www.penguinmadrid.es/web/index.php

Banda Sinfônica de Madri

Olá, queridos !

          Domingo de sol de primavera, no parque do Retiro, também significa concerto da Banda Sinfônica de Madri. Fundada em 1908 a Banda se apresenta em um coreto como aqueles das cidades de interior e o repertório prestigia os compositores espanhóis. A temporada se extende até julho  e volta em setembro. Adoro !1

sábado, 26 de maio de 2012

Casa de Campo

Olá, queridos !!

           Feliz de nós, oriundos do Rio de Janeiro e de Niterói que contamos com uma natureza invejável. Mas, ai de nós, que temos matas e mares à disposição e não damos valor. Pobre dos europeus minha gente ! Para o povo ter acesso a um verde só em parques. O maior deles é a Casa de Campo. Não é tão bonito como o Retiro ou o Capricho, mas ganha no quesito natureza selvagem, pois ali o planejamento racional não foi dominante.




A Casa de Campo era propriedade da coroa espanhola, mas foi incorporado à cidade de Madri depois da proclamação da república em 1931. O lugar conta com lago, restaurantes, pavilhão para exposiçóes e muitos restaurantes. Só visitamos uma pequena parte, porque é impossível conhecê-lo em um dia. Teremos que voltar, ó vida cruel !

domingo, 20 de maio de 2012

Cine Dore

Olá, queridos !

          Madri tem lugares surpreendentes !! A mais nova descoberta foi o cine Dore, em Antón Martin. O cinema foi inaugurado em 1912, centenário portanto e alternou dias de glória como testemunha sua arquitetura e decadência com o concorrência de outras mídias e salas. O prédio faz lembrar o importância que o cinema já teve um dia. Uma pessoa náo sabe se está entrando em uma sala de concerto ou em um cinema. Ao contrário da decoraçao sem personalidade dos cinemas de shopping, antigamente, as pessoas se esmeravam para oferecer um lugar aprazível.

Para mim foi como entrar em um Espaço Unibanco + o cinema Icaraí da minha infância. Explico: além das projeçóes há café e livraria, e há um segundo andar que me fez voltar ao tempos de criança. Hoje o cine Dore é uma das sedes da Filmoteca Espanhola e programa intermináveis festivais, mostras de diretores por módicos 2,50 euros. Com um detalhe importante para terras espanholas: os filmes sao legendados !

sábado, 5 de maio de 2012

Alcázar dos reis cristáos

Olá, queridos !!

      Pensei que já tivesse acabado meu relato sobre Córdoba, mas faltou mostrar o Alcázar ou a fortaleza do lugar. Ao contrário de outras que já visitei como a de Segóvia ou Sevilha, esta deixa bastante a desejar porque a a decoração interior é bem pobre. Mas em compensaçao, os jardins e a vista que se tem da cidade sáo de tirar o fôlego.






A fortificaçao data do século XII construída sob as bases de outras fortalezas. Entretanto, seu uso foi múltiplo: os reis católicos passaram aí oito anos dirigindo a campanha da reconquista de Granada, a Igreja a usou como tribunal do Santo Ofício e até como prisáo. Também ali Colombo teve uma das muitas entrevistas com Isabel para convencê-la que seu sonho de navegar para descobrir "mares nunca dantes navegados" era possível.





Vale a pena, no entanto, guardar as energias para os jardins repletos de piscinas em vários níveis, ciprestes devidamente aparados, flores e fontes. Em uma das ruas há estátuas de todos os reis que o habitaram; e ao fim, nos deparamos com uma estátua de Colombo em companhia dos seus patrocinadores, Isabel e Fernando.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Clara Campoamor

Olá, queridos !

        Náo é fácil se mulher hoje em dia, imagina quando nós náo podíamos votar, escolher uma profissáo e etc. Por isso, adoro conhecer a vida das mulheres que nos precederam e lutaram por coisas que nos parecem elementares, mas que nos estiveram proibidas por muito tempo. Uma delas foi Clara Campoamor, nascida em Madri em 1888. Foi advogada, deputada e teve que se exilar quando começou a Guerra Civil. Sua principal luta era o voto feminino e melhorar a condiçao das mulheres. Na época de Franco, claro que sua figura foi esquecida e ela teve que morar na Suíça até sua morte em 1972. Com a volta da democracia, o partido socialista reabilitou a sua imagem e em 2006 se inaugurou um busto em sua homenagem. Memória histórica é tudo, minha gente!!

Saquinho para os totós

Olá, queridos !

           Salvo as touradas, já percebi que os espanhóis adoram animais. O mais interessante é que as cidades também se preparam para o exército de cachorros que habitam aqui. Cachorro e gato tem que ser registrados, se possível com o chip para evitar perdas e principalmente, chama a atençao a consciência que os donos tem em recolher os dejetos deixados pelos seus animais. É muito comum ver o dono passear com um saco plástico para náo deixar o campo minado, ou entáo a própria prefeitura disponibiliza saquinhos em algumas lixeiras para este fim. Chique, náo?