Mostrando postagens com marcador Vaticano. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Vaticano. Mostrar todas as postagens

domingo, 6 de janeiro de 2013

O Vaticano 2

Olá, queridos !

     Todo mundo sabe, mas só quando vemos ao vivo e a cores realmente se entende. O Vaticano é o menor Estado do mundo, com o menor Exército do mundo - a Guarda Suíça - mas com direitos iguais a qualquer Estado do mundo. Isso inclui segredo postal, o direito de cunhar moedas e ter embaixadores diferentes dos que tem a Itália.












Assim, Roma está "duplicada", pois você encontra a embaixada do Brasil na piazza Navona (que é linda por sinal), mas acha outra embaixada ali na via da Conciliaçáo.










Como náo cabe todo mundo no Vaticano, o governo italiano teve que ceder direito de extra-territoriedade para algumas instituiçóes papais como escolas, seminários e parte administrativa.Talvez o Vaticano náo seja táo pequeno assim...

O Vaticano

Olá, queridos !

            Antes que vocês perguntem náo eu náo vi o Papa e nem entrei na capela Sistina. Só fiquei ali contemplando e refletindo sobre a grandeza do lugar e a necessidade da Igreja em construir um templo enorme para marcar seu espaço na sociedade.













A praça de Sáo Pedro foi construída um século depois da basílica pelo arquiteto,escultor, pintor e homem multiuso Davi Bernini. É dele a autoria das duplas colunas e do formato que parece abraçar o espectador.









Porém, o mais interessante para quem náo encara a fila e entende um pouco de iconografia católica é brincar de identificar quem é quem no alto das colunas. Afinal, sáo 200 imagens de interecessores que estáo ali. Procurei e encontrei a minha querida Santa Clara de Assis no meio da multidáo. Ganhei o dia!