O que nós conhecemos por França foi a união de vários reinos,condados e ducados que foram formalizando sua ligação com o reino da França através de guerras e casamentos. Já escrevi a respeito quando visitamos Nantes e contei a história de Ana de Bretanha. Com Pau aconteceu a mesma coisa. A localidade era governada por famílias que estavam em constante guerra com os vizinhos, mas que precisavam um dos outros frente ao inimigo comum, o "reino da Espanha".
Vista do castelo real onde nasceu Henrique IV- Millin du Perreux, museu de Belas-Artes de Pau. |
O castelo foi abandonado por quase duzentos anos, mas reabilitado por Napoleão e, sobretudo, pelo rei Luis Felipe de Orleón que buscava redimir a figura de Henrique IV e legitimar seu reinado. Ele aproveitou as comemorações do nascimento do antigo rei para reformá-lo e entregá-lo ao seu filho mais velho.
Só é permitido visitar o castelo com guias que só falam francês, mas ao menos há uma folha em português com um resumo de tudo que é mostrado. Vemos tapeçarias, estátuas e mais estátuas de Henrique IV e sua família, pinturas, objetos de uso cotidiano. Também há um belo mobiliário do século 19 com a reprodução dos quarto e das "salas de banho". Afinal, mais de duas centúrias separam os moradores daquele edifício e em uma só visita aprendemos um pouco mais do século 16 e do 19.
Para mais informações turísticas sobre Madri: www.rumoamadrid.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário