quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

O castelo de Nantes

Olá, queridos!

    Toda cidade tem seu Pão-de-Açúcar que se preze. Em Nantes é o castelo dos duques da Bretanha. Parada obrigatória para turistas e nativos, a construção está ali desde o séc. 13. Várias reformas foram feitas ao longo dos anos, mas ainda se pode admirar as torres e o fosso dos tempos medievais e também os anexos feitos por Ana de Bretanha quando o castelo foi perdendo sua função de fortaleza e assumindo seus ares residenciais.












Ainda não expliquei sobre a Ana. Ela era a filha do último duque da Bretanha, Francisco II, e se casou com dois reis da França, Carlos VIII e Luís XII. Assim, a Bretanha, ao invés de ser conquistada militarmente e arrasada pelos franceses, foi unida ao Reino através de um casamento e conservou muitas prerrogativas até a Revolução Francesa. A Ana de Bretanha é super admirada na região, pois dizem que ela evitou várias guerras e garantiu a autonomia mesmo depois do tratado de união entre o ducado da Bretanha e o reino da França, em 1532.




 Além disso, o castelo abriga uma livraria maravilhosa. Qual não foi minha surpresa ao ver milhares de livros sobre a escravidão nas colônias francesas, a abolição e o mercado de escravos localizado em... Nantes! Na cidade funcionava o maior mercado de escravos da França. Eles vinham da África e eram negociados ali, antes de seguir para o Caribe. Sinistro!

Para mais informações turísticas acesse: www.rumoamadrid.com.br

Nenhum comentário: