sábado, 23 de abril de 2011

Semana Santa em Alcalá de Henares

Olá, queridos!

     Alcalá não é Sevilha, mas tem uma Semana Santa movimentada. As procissões saem desde a semana anterior, mas o auge, claro, é na sexta da Paixão. São três procissões: a primera, às seis da manhã; a segunda, às 19:15 e a última, às 20:30. O clima, porém, não ajudou e quase as confradias cancelam a saída.








As procissões são responsabilidade dos leigos. Neste caso, da confradia de Maria Santa Virgem da Solidão Coroada e do Sagrado Descendimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. As duas imagens ficam expostas na igreja de Santa Maria e são lindíssimas. Só saem de lá para esta procissão.

    Na procissão todos tem seu lugar. Penitentes com correntes nos pés, crianças, jovens e pessoas da terceira idade. As mulheres vão de luto, mantilha negra, terço na mão, muitas joias e devidamente maquiadas. Há de tudo, mas pouco sentimento religioso, já que a procissão é uma oportunidade de ver e ser visto.



As imagens saem da igreja e são acompanhadas por banda de música. Aqui o prefeito também comparece e vai caminhando lado a lado com o bispo de Alcalá. Um detalhe importante é que a cerimônia começa com a execução do hino nacional espanhol.
www.rumoamadrid.com.br


Nenhum comentário: