domingo, 20 de janeiro de 2013

Mais uma do Mingote

Olá, queridos !

      Depois de milhares de posts sobre Roma já estava na hora de voltar a Madri, não ? Enfim...passeando nesta manhá de inverno com solzinho merreca descobrimos mais uma atraçáo madrilenha que só os nativos (e nem eles) conhecem: os bonecos dançantes no prédio da seguradora Groupama na Plaza de las Cortes.

      Já conhecia o lugar porque ali é super-ultra turístico, pois está entre o museu Thyssen e o Caixa Forum com o museu do Prado. Além disso, ali está a sede de um dos cursos para o qual eu trabalho. Mas o espetáculo só acontece duas vezes por dia, às 12h e às 20h. Em dezembro, de hora em hora.

      Os bonecos foram inaugurados em 1993 e representam algumas figuras do imaginário espanhol: o pintor Goya, a Maja, o rei Carlos III, a duquesa de Alba e o toureiro Pedro Romeiro. A eleiçáo náo é aleatória, pois foi Goya que imortalizou esta gente. Entáo, soam as doze badaladas e vem este grupo de personagens que se move, saudando o público e a si mesmos.

       Mas o melhor da estória foi quando cheguei em casa e perguntei para o oráculo moderno o que era aquilo. Mr. Google me levou às fontes certas e ainda me respondeu: o autor dos bonecos é Mingote  !! Bingo !!

          Mais informaçóes e o vídeo da performance no blog:

http://asociacionacastellano.blogspot.com.es/2012/12/por-quien-doblan-las-campanas-por-goya.html
      
Postar um comentário