sexta-feira, 21 de março de 2014

Carcassonne - a cidadela

Olá, queridos!

     
Como disse, Carcassonne foi uma importante praça forte contra os espanhóis e depois foi o local onde os hereges - aos olhos da Igreja - cátaros se refugiaram. A cidade cresceu em volta do castelo-forte (típica construção a partido séculos 9 e 10) e erguendo muralhas como podiam. Primeiro de madeira e palha; mais tarde, de pedra. Essas sobreviveram até hoje em muitas cidades europeias e vale a pena visitá-las.

       Ao longo do muro haviam guaridas para abrigar os soldados que lutavam e defendiam. Dentro do castelo também. Alias, esqueçam conceito como conforto ou até mesm beleza. Em Carcassone a vida era dura, as batalhas constantes e não houve tempo para embelezamentos. O que se vê ali são as defesas: torres, plataformas móveis de madeira (que são recriadas com desenhos), minúsculas janelas que deixavam os arqueiros protegidos, mas que permitiam disparar.

     
   
Do outro lado, para equilibrar o poder dos senhores, a basílica de Saint-Nazaire, casas, comércio e muito mais que contarei nos próximos dias. A visita ao forte-castelo atrai estudantes de todos os cantos da Europa e nos deparamos com um grupo de estudantes franceses e alemães com seus respectivos professores. Bateu uma saudade...

Para mais informações sobre Madri: www.rumoamadridcom.br

Nenhum comentário: