terça-feira, 30 de novembro de 2010

A neve e o jogo

Olá, queridos!

      Este post não terá fotos, infelizmente, porém quero registrar que ontem nevou em Alcalá. Foi uma neve fina e aguada, mas para quem nunca viu, achou o máximo. O mais engraçado é que estava olhando para a janela e de repente, vi que começaram a cair os primeiros flocos. Cutuquei minha amiga ao lado e ela confirmou: sim, é neve! O que euzinha não havia percebido é que o professor estava acompanhando nossos movimentos e também olhou pela janela: sim, está nevando! E nos sorriu. Não aguentei: me desculpei e acrescentei que era a primeira vez que via nevar. Todos começaram a rir e ele mais ainda!

    À noite, o clássico espanhol ou o "derby". Fui a um bar assistir aos cinco gols que o Barcelona aplicou ao Real Madrid. Apesar da violência em campo foi um jogão. Ai, ai. Quanta diferença! Pensar que ano passado, nesta época, já estávamos quase com a taça na mão...

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

El Gordo

Olá, queridos!

 Mais tradicional que chocolate no Natal (?), esperar pelos Reis Magos no dia 6 (?) e comer o Roscón de los Reyes na Espanha, sõ mesmo comprar o bilhete da loteria El Gordo, a mais tradicional e bem paga desta terra. As filas são imensas e reza a lenda que bom mesmo é compra-los na Porta do Sol, em Madri. Estivemos lá e registramos.

  Os bilhetes são vendidos em lugares mais inesperados: bares, lojas e até igrejas. Na hora de se inspirar para comprar os números também vale a imginação. Desde a data da vitória espanhola na Copa até a da visita do Papa. Não acredito em loterias, jogo do bicho e afins, mas esse ano, acho que vou fazer uma fezinha.

sábado, 27 de novembro de 2010

Pepito de crema

Olá, queridos!

  Continuando a árdua tarefa de provar os doces da Espanha descobrimos o "pepito de crema". Como vocês podem ver na foto, este doce é aprecido com o "sonho", porém é maior, com mais recheio e muitas vezes coberto de chocolate. Ou seja: é muito melhor!! Infelizmente, nem tudo é perfeito. É raro as docerias que servem café aqui. Graças a Deus encontramos uma em Segóvia e degustamos, como se deve, o pepito!

Para mais informações turísticas:
www.rumoamadrid.com.br

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Madrileando por aí

Olá, queridos!

     Esta semana tivemos a grata surpresa de descobrir como Madri fica bonita durante o outono. Primeiro fomos a Porta do Sol e ali tirei a foto que faltava para minha coleção: ao lado do urso que é o símbolo da cidade.















 Depois, fizemos um longo passeio por uma parte que não tínhamos visitado.Descobrimos o parque oeste e o templo Debob, um presente do governo egípcio à Espanha, inaugurado em 1972. O dia estava esplêndido e creio que foi uma bela despedida para o inverno que há de vir.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Igreja Santo Cristo del Olivar

Olá, queridos!

     Ontem fizemos um passeio por Madri e conhecemos a igreja Santo Cristo del Olivar. Seria mais uma linda igreja para mostrar-lhes não fosse um pequeno detalhe: enquanto fazia as fotos e rezava, o vigário gentilmente nos contou a história do lugar e nos presenteou com cartões portais.















A igreja foi atacada durante a guerra civil. Cinco freis dominicanos foram assassinados e o templo queimado. Só sobreviveram o crucifixo e a imagem de Nossa Senhora que estão até hoje ali, como testemunho dessa violência. Ele também nos indicou as cidades mais importantes da história dominicana e ficou encantado ao saber que já conhecíamos Ávila e Segóvia.

     Ao sair, não pude me controlar: pedi para tirar uma foto com ele! Fofo, não?

 Para mais detalhes:
Paróquia Santo Cristo del Olivar

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O alcázar de Segóvia

Olá, queridos!

    A terceira atração mais visitada de Segóvia é o Alcázar, palavra que significa castelo ou fortaleza em árabe. Há muitos pela Espanha como o de Sevilha e o de Córdoba. O de Segóvia data do século XII e foi usado tanto pelos árabes quanto pelos reis cristãos que o reconstruíram ao seu gosto.

O teto é ricamente decorado com palavras em árabe e desenhos geométricos com cores fortes, bem ao gosto dessa gente que viveu por aqui durante 800 anos.










O retábulo da capela nos impressionou por sua riqueza de pinturas e coloridos. Ainda tivemos a grata surpresa de nos deparar com uma linda exposição de armaduras medievais, armamentos, miniaturas e instrumentos da escola de química que funcionava ali.Depois de uma passeio tão rico, agora Segóvia mora em nosso coração!

Para mais informações sobre Madri: www.rumoamadrid.com.br

terça-feira, 23 de novembro de 2010

A catedral de Segóvia

Olá, queridos!

  Depois de admirar o aqueduto partimos para conhecer a catedral, dedicada a assunção de Maria e a São Frutos. A igreja data do séc. XVI, na transição do gótico para o renascimento e levou quase 200 anos para ser concluída. Assim, se encontra um pouco de vários estilos. As imagens dos santos são lindíssimas e o coro também. Ah! As ruas de Segóvia já estão enfeitadas para o Natal e o dia de Reis.

Visitamos o claustro e o pequeno museu também. Não sei ainda a história de São Frutos, mas aprendemos um costume interessante. Na véspera do seu dia, 25 de outubro (aniversário de José Pedro), a população vai para a porta onde há a imagem do santo para vê-lo virar a página do livro que ele carrega. Como as pessoas na Idade Média eram muito crédulas, não me estranha nada que muitos viam a folha se mover. Confiram na foto abaixo:


segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Aqueduto

Olá, queridos!

      O símbolo da cidade de Segóvia e sua principal atração turística é o aqueduto. Construído pelos romanos, em pedras superpostas e sem cimento! Como assim? Tem uma argamassa básica, mas a grande maioria das pedras está apenas equilibrada uma nas outras. Uma ode aos engenheiros civis.
O aqueduto era bem maior, mas as sucessivas invasões e a falta de preservação foram reduzindo ao tamanho que está hoje. Mesmo assim é de tirar o fôlego quando se vê uma construção tão espetacular em um tempo que não havia a metade da tecnologia que dispomos. Ah, sim! Não havia máquinas, é verdade, mas havia escravos...
www.rumoamadrid.com.br

domingo, 21 de novembro de 2010

Curiosidades Curiosas de Segóvia

Olá, queridos!

      Hoje visitamos Segóvia, linda cidade da comunidade autônoma de Castela e Leão, famosa por seu aqueduto romano. Estivemos lá somente uma tarde chuvosa e fria, mas estamos fascinados pela beleza do lugar. Confiram nos próximos dias como foi nosso itinerário.

Cidade candidata à capital europeia de cultura. Infelizmente, Alcalá foi eliminada.











                      A torre da catedral vista do claustro

O filho ilustre: o escritor Antônio Machado tem uma estátua na plaza Mayor.












Adoro andar pela rua e encontrar esses detalhes. Em uma simples calha de ferro uma obra de arte aparece.
www.rumoamadrid.com.br

sábado, 20 de novembro de 2010

A cidade das 3 culturas- parte 2

Olá, queridos!


   Continuando o post abaixo, um lugar interessante para descobrir como era a vida dos habitantes de Alcalá é o "Burgo de Santiuste", um dos muitos nomes que esta cidade já teve. Lá estão vários painéis que reconstroem os antigos prédios e também estão expostos objetos do cotidiano como vasilhas, estátuas e moedas.

  No mapa ao lado vocês podem ver onde se localizavam os bairros de cada religião. Como dizia aquela antiga propaganda de cigarro: cada um na sua, mas com alguma coisa em comum.
    











quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A cidade das três culturas

Olá, queridos!

    Como quase todas as cidades espanholas houve um tempo em Alcalá de Henares quando três religiões diferentes conviveram.Cristãos, muçulmanos e judeus ocupavam espaços distintos na cidade, mas nem por isso se hostilizavam ou se matavam. Ao contrário. Mas aí veio a expulsão dos muçulamos e judeus no séc. XVI e levou um bom tempo para a Espanha (e o mundo inteiro) aprender que é possível sim conviver com distintos credos.





      O município fez questão de assinalar com placas onde era o bairro de cada uma dessas crenças. Em Toledo também vimos estas indicações.














Podemos percorrer a cidade e
imaginar como as pessoas viveram lado a lado intercambiando conhecimento e  mercadorias. Contando que todos pagassem os impostos ninguém era incomodado.














Há, também, um monumento muito significativo: em frente ao palácio do arcebispo foi inaugurado um triângulo em ferro lembrando a todos que religião deve ser sinônimo de PAZ!

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Brasil sem z

Olá, queridos!

  Lembram-se quando o brasileiro ia para o estrangeiro e era uma vergonha? Todo mundo só conhecia samba-praia-futebol-café. Os mais entendidos arriscavam Buenos Aires como capital. Agora, isso acabou! O Brasil não só está mais conhecido como admirado. Os espanhóis que amargam uma crise como aquelas dos anos 80 estão embasbacados. Os meus professores incenssam ao presidente e sua turma. Fazem algumas ressalvas, mas o tom é geralmente otimista.


 Claro que sou alvo de perguntas e curiosidade na turma.Aliás, todos nós nos tornamos referências de nossos países. Tenho pena do venezuelano que se desdobra para responder as perguntas sobre Chávez. Da minha parte, coloco água na fervura. Sempre comento: o Brasil está bem, mas... Falta muito a fazer, concordam?

  

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Outono em Alcalá

Olá, queridos!

     Hoje o post é bem clichê, mas o assunto é inevitável. Para quem mora em um lugar de eternamente verdejante chega a dar agonia a preparação que a natureza faz para recolher-se ao inverno. Além das árvores perderem suas folhas, a prefeitura de Alcalá ainda corta os galhos de algumas para que entre mais luz na praça Cervantes.






Sair de casa também se torna uma tarefa complicada: luva, cachecol, meias, sobretudo. Afe! Como há aquecedor em ambientes fechados é preciso tirar metade das roupas para depois vesti-las novamente. O calor é tão mais simples, porém menos elegante. Eu, por exemplo, estou achando o máximo usar botas todos os dias!

domingo, 14 de novembro de 2010

Palmera Mix

Olá, queridos!

 
Em mais um intrepidante esforço de reportagem quero apresentar-lhes os doces da Espanha. Ai!! Que perigo, minha gente! Não há cidade que não tenha o seu. Já provei os churros, as gemas de Ávila, que são um quindim confeitado de açúcar e ontem a "palmera mix", biscoito folheado com chocolate branco e negro. Olha que estou apenas começando... Ainda faltam os canudinhos, o "telhado" e não sei quantas mais guloseimas. E minha mãe ainda pergunta se estou comendo bem!

Para mais informações turísticas:
www.rumoamadrid.com.br

sábado, 13 de novembro de 2010

San Diego de Alcalá

Olá, queridos!

    Mais uma vez fomos prestigiar outro santo de Alcalá, Diego. Ele nasceu em Sevilha, mas andou por todo país e morreu aqui, com fama de santidade. Seus restos mortais repousam aqui na catedral e hoje foram expostos ao público para a veneração. Pensei que fosse encontrar o corpo conservado como o de santa Catarina em Paris, mas o que vimos foi uma caveira mesmo.

   










Quando o príncipe Carlos, filho de Felipe II, caiu doente, os médicos não hesitaram em búscar o corpo do santo e colocá-lo no quarto do enfermo para apressar a cura. Deu certo. O príncipe se salvou.









Há missa solene com o coral infantil e uma exposição de arte na catedral. Não estou dizendo? A cidade é pequena, mas tem vida cultural.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Hispania

Olá, queridos!

  Aqui na Espanha temos televisão. Ainda não nos acostumamos a ligá-la sempre, mas estamos usando os programas para aumentar nosso vocabulário e entender a intratável política espanhola. Descobrimos, na Antena 3, a série "Hispania". A trama é básica: na Espanha dominada pelos romanos um grupo resolve se rebelar. Claro que a mocinha é feita escrava dos romanos, o líder dos rebeldes é o todo-poderoso e os romanos são os malvados e perversos. Glória Perez não faria personagens tão sem matizes.

    Para além da trama simplista, o que nos chama atenção é a periodicidade da mini-novela. Acostumados com a lógica do dr. Roberto Marinho de transmitir em capítulos corridos, não entendemos porque os espanhóis passam a minissérie em dias alternados. Um capitulo na quarta, outro na sexta, reprise na segunda. Como assim? Quero saber logo se o Viriato vai matar ou não o pretor romano, ora essa!

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Pastel de Belém

Olá, queridos!

     Nossa viagem a Lisboa foi rápida, mas nem por isso menos saborosa. Quando bateu aquela fominha de lanche tomamos um cafezinho e os benditos pastéis de Belém. O que os portugueses chamam de pastel pra nós é uma empada doce, com recheio de gemas de ovos e açúcar da era pré-colesterol. Mas quem se importa quando se trata desta iguaria deliciosa??

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Na terrinha

Olá, queridos!

    Neste domingo fomos a Lisboa. O objetivo era fazer meu bendito cartão-cidadão que abrirá as portas da União Europeia para mim e meu marido, amém. Como o documento não ficaria pronto até o final da semana e era possível resolver tudo pela embaixada de Portugal na Espanha voltamos o quanto antes. Afinal, não queria perder uma semana de aula.

   




Dei entrada no meu cartão-cidadão, e em seguida, fomos transcrever o casamento em uma conservatória e voltamos rapidamente. Não visitamos absolutamente nada! Apenas o metrô, o largo do Rossio e a praça marquês de Pombal. Mas um lugar em Lisboa nós conhecemos muito bem: a estação ferroviária Santa Apolônia. Ficamos ali seis horas "a esperar" o trem, ora pois.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Curiosidades Curiosas de Lisboa

Olá, queridos!

   Ainda cansados da maratona lisboeta de menos de 24h. Mas valeu a pena! Afinal, "tudo vale a pena", etc. Vou fazer mistério: postarei as fotos antes de contar nossa aventura. Até a próxima!

Vendedor de castanhas. Notem a fumaceira para atrair os clientes. Observem também as pedras portuguesas!











Um Infante português guarda a estação do Rossio.


Na estação ferroviária de St. Apolônia muita coisa está modernizada. Entretanto, os carregadores de mala ainda sobrevivem, apesar de hoje todas terem rodinhas.

domingo, 7 de novembro de 2010

Alcine 40


Olá, queridos!


      Alcalá de Henares tem 200.000 habitantes, dois teatros, sessões de cinema-cabeça e festival de curta-metragem!! Como assim?? Minha amada  Niterói não consegue mais nem ser filial do festival do Rio!! Pois é. Ao longo desta semana são duas sessões diárias no teatro Cervantes, exibições de longas e palestras. O país convidado é a Polônia e haverá um concerto também. Esta é uma diferença daqui. A cidade pode ser na roça, mas tem uma programação cultural digna. Por exemplo: na cidade de El Escorial o teatro anunciava uma ópera de uma companhia búlgara! E olha que a cidade só tem 50.000 habitantes.

Tentamos prestigiar o festival ontem, mas o preço estava proibitivo para dois pobres estudantes subdesenvolvidos...Uma pena!

sábado, 6 de novembro de 2010

O leão de Alcalá


     Estávamos andando pela cidade quando, de repente, surgiu um leão!! Por sorte, ele era mansinho...

Terceira idade

Olá, queridos!

     A Espanha tem uma das mais altas taxas de expectativa de vida na Europa. Isso se reflete bem em Alcalá onde a população de vovós e vovôs é enorme, mas nem por isso menos ativa. Chama atenção, principalmente, a quantidade de homens. Não é só as mulheres que sobrevivem aqui! Todo final da tarde, os representantes da maturidade vão para a praça Cervantes ou em outra qualquer para cuidar dos netos ou ver a vida passar. Eu, que sou louca por velhinhos, adoro!!




quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Igreja de San Manuel e San Benito

Olá, queridos!

     Como estou super atarefada na faculdade estou aproveitando para atualizar o blog com lugares que havíamos visitado, mas que por alguma razão, não tinha postado na época. Hoje lhes apresento a igreja de san Manuel e San Benito fundada en 1965. O templo é lindo decorado em mosaicos e mármores e está localizado no elegante bairro do Retiro.






terça-feira, 2 de novembro de 2010

Castanhas

Olá, queridos!

     Este fim de semana me lembrei da minha avó que adora castanhas. Um amigo da faculdade nos convidou para comê-las. Aqui, elas são assadas e não cozidas e são vendidas em barraquinhas como pipocas. Um outro amigo, da Galícia, me explicou que basta por um lençol debaixo da castanheira e recolher ao final do dia. Acrescentou que na época da Guerra Civil esses frutos substituíam o trigo como fonte de carboidratos.

       As castanhas ainda são muito apreciadas. Como no Brasil também é consumida no Natal, mas as barraquinhas espalhadas pela cidade garantem a alegria dos apreciadores o ano todo. Minha avó iria adorar!!

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

El Escorial

Olá, queridos!

        Hoje é feriado na Espanha. Aqui se descansa em Todos os Santos e não em Finados. Entretanto, o ritual é o mesmo: as pessoas vão ao cemitério honrar os que já foram para o andar de cima. Aproveitando o "puente" (assim que se chama feriado precedido de fim de semana) fomos, ontem, ao palácio-basílica, colégio-mosteiro-panteão-biblioteca (ufa!) São Lorenzo del Escorial. Contruído por Felipe II para comemorar a vitória sobre as tropas franceses em 10/08/1557 ,dia de São Lourenço. A cidade em volta também é um charme.

     







O palácio é muito simples e reflete o modo humilde e católico do rei. Basta pensar em Versalhes, por exemplo. Além da grandeza do edífico, lá estão as pinturas encomendadas pelo monarca e um interessante museu arqueológico com as ferramentas utilizadas para a construção do palácio. A Basílica também é sóbria, ao gosto do renascimento espanhol.


       O que mais nos chamou atenção, porém, foi o panteão dos reis, rainhas e infantes da Espanha. Pausa:  "infante", aqui, é o título do filho ou parente do rei que está longe da sucessão do trono. Temos  o príncipe de Astúrias, Felipe, mas suas irmãs são denominadas Infanta Elena e  Infanta Cristina. Os túmulos são feitos em mármore negro ou branco. Apesar de ser um pouco tétrico, túmulo também é cultura!