terça-feira, 10 de abril de 2012

Córdoba romana II: a ponte

Olá, queridos!

        A ponte romana merece um post especial. Afinal, ela foi a única porta de comunicaçao da cidade até o século XX. Situada sobre o rio Guadalquivir (nome de origem árabe, por isso é difícil pronunciar) une o bairro da catedral ao Campo de la Verdad. Em este extremo está a torre da Calahorra, na origem um forte muçulmano, que tinha como função protegê-la dos (muitos) ataques dos inimigos.




A atual torre foi construída por Enrique II, no século XIV, para defender-se das investidas de seu irmão. Hoje é usada como museu e é possível subir até seu cume, algo que não tivemos coragem de fazer, infelizmente.

Do outro extremo está uma das antigas portas da muralha. Esta foi feita por Hernandéz Ruiz, um arquiteto responsável por "cristianizar" a mesquita de Córdoba. A inscrição no alto do monumento traz um louvor a Felipe II.









Por último, cumpre destacar a imagem de São Rafael, protetor pérpetuo da cidade. Diz a lenda que ele apareceu a um sacerdote e lhe comunicou que era o enviado por Deus para tomar a cidade sob sua custódia para todo o sempre. A julgar pela beleza do lugar, creio que o arcanjo cumpre sua promessa à risca.

Nenhum comentário: