quinta-feira, 19 de abril de 2012

Procissões

Olá, queridos !!



        Semana Santa na Espanha é comemorada com pompa e circunstancia. O lado mais visível sáo as procissóes que acontecem desde o Domingo de Ramos até a Sexta-Feira Santa. As confradias sáo as grandes responsáveis pela cerimônia e cada uma tema a responsabilidade de levar um "passo" da Paixáo ou uma imagem emblemática como o Crucificado ou a Virgem Dolorosa, Algumas, fazem as duas coisas. Esta procissáo que mostro aqui sai na Quinta-Feira Santa e traz, justamente, a imagem de Cristo ceando com seus apóstolos.
    Entretanto, náo pensem que uma procissáo é fruto do improviso, pois sáo as irmandades que zelam por estas imagens, pela decoraçao dos andores e pela música. Os participantes - o nazarenos - devem zelar pelas suas roupas: túnicas brancas e capuchos que remetem a Ku Klux Kan, ir a retiros espirituais e ensaios.
      Quem mais "sofre" nas procissóes sáo os costaleros, ou seja, as pessoas que carregam os andores nas costas. Ficam por debaixo dos andores e se revezam de tempos em tempos. Claro que é uma honra ser um costalero e muitos estáo ali substituindo o pai ou o tio. Mas que deve doer, deve... www.rumoamadrid.com.br

Nenhum comentário: