domingo, 25 de agosto de 2013

Cidade das Artes e Ciências - Valência

Olá, queridos !

         
 Mais valenciano que as Fallas, a paella e a horchata, só mesmo a Cidade das Artes e Ciências. O complexo localizado ao final do antigo leito do rio Turia é obra do arquiteto Santiago Calatrava, custou um dinheirão e ainda não foi concluído. Mas é lindo e a visita é obrigatória. Temos aí o Ágora, que ainda não está aberto à visitação e a ponte l´Assut d´Or.

         
Na minha santa ingnorância pensava que consistia somente em um edifício. Na verdade, são seis entre museus, teatros e o ocenógrafo, o primeiro a ser inagurado em 1998. Em seguida, veio o museu de Ciências Príncipe Felipe, belo museu cujo desenho pretende lembrar o esqueleto de um dinossauro. Além de exposições há também salas de cinema que projetam filmes sobre temas científicos.






Qualquer brasileiro médio vai ver muita semelhança entre o desenho deste projeto e a obra de Oscar Niemayer. Afinal, aquele monte de concreto armado, curvas e espelhos d'água não enganam ninguém. Não encontrei nenhuma referência sobre a influência da obra de um em outro, "pero que las hay, las hay." PS: À esquerda, o Hemisférico.

Nenhum comentário: