Olá, queridos!
Hoje visitamos a catedral de Alcalá dedicada aos santos mártires Justo e Pastor. Jamais tinha ouvido falar deles, mas agora sou mais uma devota. Quando Alcalá era dominada pelos romanos e as perseguições aos cristãos começaram, os meninos Justo e Pastor não renegaram sua fé. Foram martirizados e mais tarde, erguida no mesmo local, a catedral em honra a sua memória. O templo é chamado de magistral porque os pregadores dali deveriam ter doutorado.
A catedral é em estilo gótico, mas muito simples. A cripta onde estão guardados os restos mortais dos santos não tem muitos ornamentos. Somente a urna onde os restos mortais dos santos impressiona.Deixei lá uma oferenda e rezei por todos nós como tinha prometido fazer antes da viagem. Os altares laterais alternam o barroco e o renascimento e vários estão desativados. Há as onipresentes imagens de santos vestidas “de verdade” ou com cabelos “de verdade”. Parece que estamos sempre entrando nas igrejas mineiras!!
Interessante também é a Via-sacra. Além disso, enquanto estávamos lá, a organista ensaiava. E para completar, hoje é a festa da padreoeira da cidade. Depois eu conto tudo! Um verdadeiro presente dos céus!
Nenhum comentário:
Postar um comentário