quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Cabalgata de Reyes

Olá, queridos!

   Creio que hoje tivemos a experiência mais espanhola do momento. Não estou falando de flamenco, nem das touradas, mas da festa de Reis. Hoje foi o dia da "cabalgata" quando Gaspar, Melquior e Baltazar chegam à cidade, distribuindo presentes e balas, muitas balas. A festa atrai crianças de 0 a 90 anos e uma verdadeira multidão vai recepcionar os três nas ruas.







Nas cidades grandes, como Madri, as cabalgatas são organizadas por bairros. Em municípios menores, como Alcalá, a prefeitura banca uma só, percorrendo as ruas principais. Como a crise atinge a todos, o cortejo este ano foi encurtado. Para sorte nossa, o desfile começou ao lado da nossa casa e foi até a praça Cervantes, onde se encerrou com uma grande queima de fogos.

   





O cortejo é aberto com os Reis em forma de gigantes. Depois seguem carros alegóricos de personagens de filmes, animais, palhaços, acrobatas. Os integrantes dos carros jogam balas que são disputadas por todos. Há quem leve sacolinha para pegar mais...uma coisa assim, tipo São Cosme e São Damião. Um detalhe que deixa qualquer amante de escola de samba com o cabelo em pé: cada um dos carros tem a sua própria música ou banda. Aí, não tem jeito, pois os quesitos evolução e harmonia ficam comprometidos...



O cortejo termina com os reis magos gloriosamente do alto dos seus elefantes acenando para a multidão em delírio. Dessa vez não consegui tirar foto com eles, mas aproveitei a área da "dispersão" para fotografar ao menos um dos elefantes. Agora, só nos resta acabar de comer nosso roscón e torcer para que eles deixem um presentinho aqui em casa para nós. Mas isso eu conto pra vocês amanhã!
www.rumoamadrid.com.br 








3 comentários:

Unknown disse...

Juliana,

Adorei esta festa.
Balas, balas e balas, que delícia de Espanha!
E que fervor religioso???
Abraços pra você e Wagner.
Marcílio

Luciano Dalcol Viana disse...

Quesito Bateria: nota 0... hauhauahuahua

Mas aqui não tem balinha nas escolas de samba... Acho que dá uma compensada na falta de harmonia... :)

Milena disse...

Acho legal essas festas populares. Aqui não tem muito isso... tirando St Patrick's Day, que todo mundo se veste de verde e bebe que nem gambá... já passei da idade! rs...