segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Tourada- parte 2


  O objetivo da corrida de touros ou da novilhada é o mesmo: matar o touro. Como? Bem, cada toureiro tem que provocar o animal e para isso, é ajudado pela "quadrilha", três colegas que o assistem e os "picadores" que vão espetar com o bicho com lanças pontiagudas. O toureiro terá três "tempos" ou "tercios", que duram uns oito minutos, para exibir-se e matá-lo.







   O ritual é bem definido. Primeiro entram dois cavaleiros que fazem uma saudação ao camarote real, ao presidente e aos assistentes que são os árbitros. Depois, os toureiros acompanhados de suas quadrilhas, os picadores, as mulas que retiram os cadáveres e o pessoal da limpeza. Saudações feitas às autoridades e ao público começa o espetáculo. Para minha surpresa, a bateria da máquina fotográfica descarregou e vou poupá-los das imagens mais chocantes.




Depois das saudações, orações, etc. soltam o bicho. A quadrilha e o toureiro o provocam.. Esta parte é emocionante. Incrível ver um homem se medir com um animal que pesa meia tonelada! Mas soa o clarim. Fim do primeiro tercio. Entram os picadores. Um deles deve ferir o touro no dorso. Detalhe: os olhos dos cavalos dos picadores são completamente vedados, pois o touro investe contra ele impiedosamente. Após este primeiro ferimento, os quadrilheiros espetam as banderilhas no bicho. O sangue jorra e o touro fica fraco, cansado e enfurecido. Fim do segundo tercio.



 Toureiro e touro se enfrentam. Em um primeiro instante, a capa rosa é utilizada para atraí-lo e o provoca também com gritos. Daí o "venga,venga" . O toureiro exibe sua maestria manejando a capa. Cada gesto parece uma dança, um balé. Seria lindo, realmente, se o oponente não estivesse todo ensanguentado.Troca-se a capa rosa pela vermelha e com esta, vem a espada. O objetivo é cansar mais o touro e enfiar a espada no seu dorso, direto ao coração. São três tentativas. Se o toureiro alcança na primeira é a glória. O touro morre imediatamente, o povo aplaude, acenam lenços brancos e ele roda a arena agradecendo. Se não consegue é vaiado e xingado como atacante que perde penalti. Vimos as duas situações acontecerem ontem.

           É isso. Torcemos para os touros descaradamente e vários turistas não ficaram até o final. Aqui em Madri estão recolhendo assinaturas para proibir a festa. Onde é que eu assino?

2 comentários:

Unknown disse...

E depois q matam os touros nao da p fazer um churrasco nao???

Unknown disse...

Poxa, nem isso fazem com a criatura!