domingo, 22 de junho de 2014

Feliz Ano Novo Andino/Amazônico/Aymara, etc.

Olá, queridos!


 Estávamos indo para o concerto da banda sinfônica que acontece domingo no parque do Retiro quando nos deparamos com várias pessoas oriundas da Colômbia, Bolívia, Equador e Peru, vestidos com suas roupas típicas. Paramos e descobrimos que ali ocorreria a comemoração do Ano Novo Andino ou Willkakuti - regresso do sol, o Solstício de Inverno; celebrada no dia anterior. Estavam lá sacerdotes, músicos, dançarinos e os curiosos de plantão que não perdem uma festa ou que desejam aprender mais.

   
Depois dos discursos e agradecimentos às autoridades presentes, começou a música, o sacerdote fez a oferta a Pachamama (a mãe terra) de alimentos, flores, incenso e outros objetos, Em seguida, danças e orações, mais música e gritos de alegria pelo ano de 5522 que se inicia. Para quem vem do Brasil e está acustumado com o Candomblé, não houve nenhuma surpresa. Fico pensando, porém, num europeu 100% que já considera tudo isso folclore estranhar tudo aquilo.



O mais curioso é que a celebração aconteceu no monumento ao Caminho de Santiago no parque do Retiro. Trata-se de uma vieira (concha) enorme em frente a um crucifixo de inspiração românica provando que é possível a convivência entre duas ideias do sagrado tão diferentes.

www.rumoamadrid.com.br
Postar um comentário