domingo, 23 de fevereiro de 2014

Museu de Belas Artes de Pau

Olá, queridos!

     
O Museu de Belas Artes de Pau está instalado em um prédio em estilo art-decó e foi inaugurado em 1931. A coleção é a segunda mais importante da região e se você gosta de arte do século 10 - tanto a acadêmica quanto o impressionismo - não pode deixar de visitá-lo. 

       













O começo (algumas pinturas flamengas e italianas) e o fim (arte contemporânea) chegam a desanimar, porque a qualidade reunida ali é duvidosa. Mas o meio, as obras que representam o século 19, são de fazer a felicidade de qualquer um. Na entrada, em cima da escada está um quadro típico do acadecismo francês, daqueles que foram feitos para legitimar o fato histórico. Trata-se de uma tela enorme sobre o nascimento de Henrique IV (quem mais?): enquanto a mãe descansa do parto, o avô apresenta o novo soberano aos súditos. Excelente! Nesta sala igualmente estão outras telas relativas à infância do filho ilustre como coloquei no post anterior.

       
A parte do Impressionismo é muito boa: Boudin, Menard, Morisot (ao lado) e a grande estrela, Degas. Como nesta época, a Espanha e o orientalismo estavam na moda, há um quadro de Sorolla e outros sobre temas "espanhóis" como as touradas, Alhambra e as mocinhas elegantes de sempre.

        Como não poderia deixar de ser, o pintor Victor Galos (1828-1879), filho da terra, está representado com algumas paisagens da cidade e dos Pirineus. 


Para mais informações sobre Madri: www.rumoamadrid.com 
Postar um comentário