sábado, 17 de maio de 2014

Eleições para o Parlamento Europeu - campanha eleitoral

Olá, queridos!

   
Falta uma semana para as eleições do parlamento europeu. Todos os países que formam a União Europeia vão eleger 741 deputados para propor e consultar leis que sejam do interesse do seu país, mas principalmente, do continente. Esperava que a campanha começasse sempre com a velha "Se eleito for lutarei pela Espanha!" Mas em tempos de convulsão social e imigração fica chato defender o nacionalismo tão explicitamente.A campanha já está nas ruas e os candidatos já espalharam seu slogan, cara e partido pelos postes de Madri.



Porém, ninguém conversa sobre o tema nessas bandas. A Europa, como tal, está muito desacreditada, especialmente com a crise. Outro fator que contribui com a apatia é o fato de todos saberem que o Parlamento é um órgão consultivo. Muito bonitinho, mas pouco faz. Assim fica difícil se empolgar por algo que na prática, não atinge a vida diária. Esta semana, no entanto, o debate entre a candidata do PSOE e do PP esquentou os ânimos quando o último disse que era "difícil debater com um mulher sem parecer machista". As declarações foram de uma infelicidade total e de um machismo explícito.


     
  Como cidadã portuguesa que sou vou poder votar nessas eleições. Minha confirmação e local de voto já chegaram pelo correio e mal posso esperar para no próximo domingo exercer meu direito. Em quem vou votar? Ainda não escolhi. Mas juro que conto tudo a vocês na semana que vem.

www.rumoamadrid.com.br

Nenhum comentário: