quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe

   
 Hoje é dia 12 de dezembro, dia de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira do México e da América Latina, Imperatriz das Américas, protetora dos nascituros, padroeira do Coral Rainha das Américas que dirigi e minha padroeira também. Sempre observo as igrejas em busca de sua imagem e aqui já encontrei três: na igreja de São José da Montanha, na igreja dos Jerônimos e na de santo André. Igualmente, em Badajoz, havia um quadro na igreja de San Agustín.

Aliás, a Virgem de Guadalupe espanhola é uma devoção muito popular por aqui e há uma cidade e um mosteiro com este nome na província de Cáceres. Por isso, quando o bispo frei Zumárraga escutou o índio dizer o nome da Senhora que lhe havia entregue as rosas, por associação de fonemas o interpretou como Guadalupe.

   



    Mas toda essa introdução é para contar sobre a igreja de Nossa Senhora de Guadalupe em Madri. O templo foi projetado em 1962 por Félix Candela, Enrique de la Mora, José Ramón Azpiazu and José Antonio Torroja, e construída entre 1963 e 1965. Não pude entrar na igreja principal e tive que me contentar em visitar a linda capela redonda, com uma bela imagem da Vigem Morena rodeada por rosas (muito apropriado).

         Outro dado digno de nota, enquanto não entro na igreja, é comentar que durante sua primeira visita â Espanha,em  31 de outubro de 1982 o Papa João Paulo II esteve nesta paróquia e presidiu um ato eucarístico na rua organizado pela Adoração Noturna Espanhola. No mais, feliz dia de Nossa Senhora de Guadalupe para todos!


Postar um comentário