sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Museu da Cidade "Luis de Morales" - Badajoz

Olá, queridos!

       
Procuro visitar sempre os museus que contam a história da cidade que visito. Aqui em Madri tem o museu das Origens e lá em Badajoz, o museu da Cidade Luis de Morales. Supostamente, ali morou o pintor mais famoso da região, Luis de Morales e o objetivo é dar a conhecer as obras do filho ilustre e contar a história de Badajoz. Infelizmente terei que voltar lá para apreciar os quadros de Luis de Morales, pois o espaço dedicado a ele estava fechado. Mas a parte que conta a história de Badajoz é de chorar de alegria qualquer historiador ou aficcionado por estratégia militar

        Primeiro entramos pelas salas onde estavam vitrines com maquetes dos exércitos que lutaram para liberar a cidade dos franceses. Recriaram, em miniaturas, o assalto das tropas, as táticas, a retirada e, principalmente, a captura de Badajoz pelos ingleses. Tudo isso era narrado em off por gravações que explicavam os principais lances da contenda. O melhor de tudo, porém, é que o funcionário do museu resolveu completar a narração e se pôs a contar vários episódios pra gente.

       
Em seguida, há uma sala com uma linha do tempo onde se destacam os acontecimentos do mundo, da Europa, da Espanha e de Badajoz. Esta é convencional, mas não deixa de ser interessante. adiante uma seleção de especiarias e plantas que compunham os odores de Badajoz de outrora e você pode cheirar e soltar a imaginação !! Também é possível escutar os poemas que os árabes fizeram quando a cidade era dominada por eles.

       
Logo após encontramos o "Bosque de Silhuetas" onde os personagens ilustres que viveram ali em distintas épocas estão representados em uma espécie de bonecos giratórios. Você escolhe o personagem, o vira e pode ler sua biografia. Amei!! Ao lado, manchetes de fatos hstóricos dos jornais de outrora como a visita do rei Alfonso XII ou proclamação da República.

       Para finalizar, o mapa de Badajoz. Em um painel de comando você escolhe um monumento e um foco de luz incide sobre o mapa. Para completar nosso super guia foi ao nosso encontro e nos brindou com mais explicações. Melhor jeito de terminar uma viagem não há.

     
     

         

Nenhum comentário: