sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Fotos da Primeira Guerra no museu do Exército de Paris

Olá, queridos!

 
   Remexendo no meu acervo de fotos redescobri algumas no museu do Exército, de Paris que está localizado nos "Invalides", no mesmo local onde descansa Napoleão, além de outros grandes militares franceses como o marechal Foch, comandante-em-chefe dos Aliados a partir de 1914 (foto ao lado).

Para quem gosta de história militar, os Invalides é o paraíso, pois se não bastasse os túmulos dos ilustres homens, ainda há um museu dedicado à Primeira e a Segunda Guerras Mundiais e às armas medievais, cavalaria incluída.

     Com toda esta movimentação em torno da Primeira Guerra acabei achando imagens que fiz quando o visitei em 2010. São "fotos de fotos" mostrando o cotidiano deste conflito. Espero que gostem.

Soldados americanos em uma trincheira na França. 1917-1918.













Soldados combatendo numa trincheira. Notem que há algumas invenções da época: a granada de mão, o lança-chama e as máscaras de gás. (1916?).











Canhão de 155 long, modelo de 1879 em ação. Notem que ele está camuflado em uma trincheira para não ser reconhecido pela aviação de observação. Igualmente vale reparar nos bigodes dos soldados, pois as barbas que foram abandonadas assim que os alemães começarem a usar armas químicas em 1915.









A Catedral de Reims protegida para enfrentar um bombardeio (1917).













Minha foto favorita: comemoração pelo fim da guerra, na place de la Concorde, em Paris, 11/11/1918.












Postar um comentário