sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Panteão de Homens Ilustres

Olá, queridos!

         Ante de mais nada: este é o post de número 800 !! Oba!!

       
No século 19, quando o conceito de nação começou a ser criado, estava na moda criar um monumento que reunisse as grandes figuras do Estado-Nação que nascia. Surgiu, assim, a ideia do Panteão que abrigaria os corpos de escritores, políticos, heróis de guerras pátrias e tudo mais que a imaginação dos políticos poderia conceber. Já visitei três na minha vida: Paris, Lisboa e Lima. Acho essa visita genial porque você conhece a história do lugar, de quem está enterrado ali e de quebra, como a própria nação se vê.

         








Pois aqui em Madri também há um Panteão !! Fica no mesmo terreno na Real Basílica de Nossa Senhora de Atocha e foi construído entre 1892 e 1899 em estilo neo-bizantino, com cúpulas de ferro e decorado em mosaicos. O projeto original não chegou a ser concluído pelo seu custo elevado, mas o que se vê é muito bonito.

   Nos próximos posts vou descrever alguns dos monumentos funerários que ali estão. Adianto apenas uma curiosidade. Apenas um ser descansa seus ossos ali, o resto está vazio. Querem saber o porquê ? Aguardem!
Postar um comentário