segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Igreja de Santo Antonio do Retiro

Olá, queridos!

         
Mais uma igreja de arquitetura moderna visitada e fotografada: a de Santo Antônio do Retiro, sob os cuidados dos franciscanos. Infelizmente, não encontrei nenhuma informação sobre o templo e terei que investigar mais. Já tinha visitado esta igreja no inverno e a me pareceu tristonha e escura,  mas agora, no verão que se acaba, quanta diferença! Com o sol forte batendo em cheio pude admirar os vitrais, as capelas e toda simbologia que remete a vida do santo.










O vitral principal remete ao milagre dos peixes. Santo Antônio foi pregar em uma cidade e seus habitantes não quiseram escutá-lo, assim o religioso foi para a beira do rio e se dirigiu aos peixes, que colocaram a cabeça para fora e ouviram o sermão do santo homem.








Há capelas de são Francisco de Assis e, novamente vemos como o vitral foi usado para evocar os dias que o Pobre de Assis ficou nas montanhas rezando em companhia de um lobo. Ainda há uma capela dedicada a santo Antônio retratado classicamente: com um braço sustenta o Menino Jesus e com a outra, oferece o pão aos pobres. A terceira capela está dedicada a Nossa Senhora do Pilar.

Nenhum comentário: