quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Igreja Catedral das Forças Armadas da Espanha (Igreja do Sacramento)

Olá, queridos!

         
Finalmente consegui entrar e fotografar a Igreja do Sacramento ou a Igreja-Catedral das Forças Armadas. Ela está localizada em um ponto estratégicamente turístico beirando a calle Mayor, entre a catedral e Plaza Mayor. Não sei se os apressados a visitam, mas deveriam, pois esta igreja do século16/17 é uma preciosidade barroca muito bem conservada.






O templo pertencia ao convento das monjas bernardas (daí a imagem de são Bernardo no altar principal), sob a invocação do SSmo Sacramento e este é representado com lindas imagens no teto ou esculpido em baixo relevo nas paredes. O convento foi derrubado, mas a igreja foi terminada em 1744 e chegou aos nossos dias.












A igreja também é sede da Confraria do Cristo da Fé, Cristo dos Alabarderos e Maria Imaculada Santíssima Rainha dos Anjos e esta sai em procissão pelas ruas de Madri na Sexta-Feira Santa. Ah! Ficaram curiosos? O que é um alabardero? È o soldado que faz parte da guarda que protege o Rei e usava a alabarda, uma lança pontiaguda, que aparece no pintada, aí na imagem à esquerda. Até hoje é possível vê-los montando guarda no Palácio Real com uniformes do século 19. Viram como vale a pena visitar esta igreja?

Nenhum comentário: