sábado, 5 de outubro de 2013

Macchiaioli- realismo impressionista na Itália

Olá, queridos!

           Este ano, surrealistas e impressionistas marcaram um encontro em Madri. Os primeiros foram representados com a mega mostra sobre Salvador Dalí, que atraiu mais de 700 mil pessoas ao Reina Sofia e que continuará no Thyssen e no Juan March. Já os impressionistas tiveram a exposição de Pissarro, no Thyssen e duas na Fundação Mapfre: "Impressionistas e Pós-Impressionistas" e agora, o impressionismo/realismo italiano, os chamados Macchiaioli ou "manchados" em italiano.

          Esses artistas defendiam premissas que os seus colegas franceses também adotariam: pintar ao ar livre, a pintura deveria captar o instante e portanto, se rápida; além de abusar da luz, a grande protagonista dos quadros. Os temas mostram também a infância, a burguesia, mas também os trabalhadores do campo e,posteriormente, o engajamento de alguns artistas com a Unificação Italiana.

            Na segunda parte da exposição o destaque vai para o retrato e o diálogo das técnicas italianas e os pintores espanhóis, como Fortuny. Para finalizar, uma recompilação de cenas de filmes de Viscontti como Senta e O Leopardo, de inspiração "Macchioaioliana". Exposição mais completa, impossível!

Nenhum comentário: